domingo, 21 de julho de 2013

JÁ VIMOS ESSE FILME?

Desde o início das manifestações por todo o Brasil tenho tentado imaginar como começou o golpe de Estado de 1964. Fico vendo e ouvindo algumas autoridades se manifestando sobre o caso e tentando fazer um paralelo entre as manifestações iniciadas pelos nossos jovens, com o que ocorreu naquele período.

Por inúmeras vezes li sobre a história daquele evento fatídico de nossa história. Li as versões mais variadas que justificam o golpe, a repressão, a tortura, o comportamento dos jovens em casa e nas ruas.

Interessante notar que a televisão já nos permitiu várias aproximações com o golpe, chamado por alguns de revolução (eu ouvia isso em minha casa) ou levante. Os nossos jovens de hoje, para alguns mais conservadores, seriam os subversivos do passado?

Hoje o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), chegou a falar em forças do exterior incentivando o vandalismo. Quantas e quantas vezes já se ouviu que em 64 as ações de protesto eram implantadas e financiadas por organizações estrangeiras? Muitas!

Longe está meu pensamento no sentido de que as Forças Armadas vão tomar o poder, não creio nisso, nem vejo nenhum tipo de articulação nesse sentido. Não é essa a tese que pretendemos levantar, mas apenas para que, cada um em seu lar, reflita e faça um paralelo sobre o que aconteceu naquela época e o que está acontecendo agora.

As semelhanças são muitas e inúmeras!

O gigante não pode adormecer!

Nenhum comentário: