terça-feira, 30 de julho de 2013

ESTÁ DIFÍCIL DEFENDER CABRAL

Em 5 de julho de 2011 nós publicamos aqui o texto "Em defesa de Sérgio Cabral". No texto, redigido na primeira crise enfrentada pelo governador do Rio de Janeiro, ele era acusado de utilizar jatinhos de empreiteiros e de ser pessoa muito próxima de empresas que contratam com o Estado. Hoje a crise é maior, pois somada àquela, são várias denúncias a serem explicadas. Nada até agora!

Cabral manteve a utilização explícita de bens do Estado em proveito particular. Uma frota de helicópteros, assessores e várias mordomias atendem Cabral e seus familiares. Sua história de luta em prol do povo fluminense não é o suficiente para ilidir as acusações. O fracasso eleitoral de seu pupilo Pezão é outro elo da aliança de Cabral com a crise.

O governador parece viver um verdadeiro calvário. Está se afogando sem ninguém para salvá-lo. Ninguém põe a cara na reta, como na outra crise. A melhoria da segurança pública não é o suficiente para mantê-lo com a mídia positiva, pois os números da insegurança já ultrapassam o limite desejável. O Rio parece ingovernável, por que nada dá certo hoje na gestão do ex-senador.

Não há como defendê-lo, mesmo daqui do interior. O clima também não é favorável. Os fatos conspiram contra ele.

Não ocorreu, nesses 24 meses, entre o primeiro artigo e esse, nenhuma melhoria na situação do Estado, pois professores continuam desvalorizados, as polícias insatisfeitas, os bombeiros idem. O Estado deve muito a seus ex-servidores e servidores com dívidas em precatórios que se avolumam dia após dia. Cadê o Estado e seus experts? Cadê a meritocracia prometida, que seria copiada do Estado de Minas Gerais?

O segundo Estado mais importante da Federação está se transformando no caos. Só há recursos para as copas e grandes eventos. Não há solução para o problema do Engenhão, se é que ele existe. O fim do museu do índio, as estranhas obras do Maracanã. Que Estado é este?

O maior problema dos fluminenses é que não existe gente confiável que possa disputar, com chances, o Governo do Estado no ano de 2014. Ou você acha que entre os possíveis candidatos há gente mais confiável? Se tem, me apresentem!!!

Um comentário:

Vitor Padilha disse...

Zé,

Concordo com tudo o que disse sobre o Cabral. Mas, felizmente (felizmente mesmo), tenho que discorda quanto às alternativas. Provavelmente disse que não temos uma, por conta do Garotinho, principal adversário de Cabral e que faria muito pior se tivesse no governo. Mas cito dois grandes nomes a alternativas. O primeiro, Marcelo Freixo, é um grande nome, jovem político caracterizado, principalmente, por sua índole irrefutável. O segundo, Gabeira, sua história diz tudo, uma ótima pessoa e, principalmente, honesta. Pode argumentar que não tem aliados. Sim, concordo, mas é disto que a população quer ficar livre. Discordância no legislativo? O executivo clama a população para ir para as ruas a fim de atender o interesse popular. Esta é a solução.