segunda-feira, 6 de maio de 2013

DENGUE PODE SE TRANSFORMAR EM HEPATITE E LEVAR À MORTE

Com o avanço da epidemia do sorotipo quatro, que se esperava que fosse mais brando e acabou trazendo sérias complicações e síndrome rara, a dengue mostrou mais um motivo para preocupar não somente as autoridades, mas principalmente a população.

No ultimo mês, no dia 15, a esteticista Denize Cardoso, de 22 anos, moradora do Parque Vicente Dias, em Campos, começou a sentir fortes dores de cabeça e nas costas. Durante a madrugada, chegou também a febre e pela manhã, a dor que antes era somente nas costas, se propagou por todas as articulações. Preocupada, Denize buscou atendimento médico, em uma unidade da rede privada, que receitou medicação intravenosa e indicou o uso de dipirona, além de requisitar exames TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado.

No dia seguinte a esteticista retornou à unidade hospitalar, onde outro profissional não detectou redução de plaquetas, mas uma grande alteração nas enzimas TGO e TGP, acusando uma acentuada disfunção hepática.

“A médica chegou a dizer que não era pra eu me apavorar, mas que ela nunca tinha visto isso antes. Claro que eu entrei em pânico e ela imediatamente pediu uma ultrassonografia abdominal completa”, relatou a jovem que disse ainda que ao ver os exames a médica constatou normalidade, exceto pela presença de gordura no fígado.

Assustada e desconfiada, Denize buscou um médico de sua confiança. O clínico explicou a ela que os níveis de plaquetas levariam cerca de 10 dias para apresentarem alteração, mas observou que a presença de gordura no fígado indicaria hepatite, o que segundo ele, seria comum nos casos de dengue tipo 4, e pediu ainda um exame específico para dengue além de uma contraprova do TGO e TGP. O resultado foi positivo para dengue e confirmou a hepatite.

Continue lendo aqui.

Nenhum comentário: