quinta-feira, 16 de maio de 2013

DENGUE DÁ TRÉGUA EM TODO O ESTADO DO RIO E MIRACEMA ESTÁ FORA DA LISTA DAS CIDADES COM EPIDEMIA

O número de municípios do estado do Rio de Janeiro em epidemia de dengue caiu para nove. Esta semana 20 municípios saíram da lista. Segundo a análise da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, os números apontam tendência de queda dos casos de dengue em todos os municípios do estado.

Durante a 19ª semana epidemiológica de 2013 foram notificados mais de 160 mil casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 22 óbitos: Rio de Janeiro (9), São Gonçalo (2), Maricá (2), Magé (1), Volta Redonda (1), Itaocara (1), Petrópolis (1),  Duque de Caxias (1), São João de Meriti (1), Pinheiral (1), Valença (1) e Barra Mansa (1).

Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios, até 13h, de 14 de maio de 2013.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios: Araruama, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Valença, Pinheiral, Piraí, São Francisco de Itabapoana, Itaboraí e Silva Jardim.


Campanha 10 Minutos Contra a Dengue

A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Nenhum comentário: