quarta-feira, 8 de maio de 2013

ARQUITETO RESPONSÁVEL PELA OBRA DA IGREJA MATRIZ ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE OBRA





Fotos das obras que estão sendo realizadas na Igreja Matriz de Santo Antônio, sob a responsabilidade do arquiteto Ronilto Cunha (autor das fotos)

O arquiteto Ronilto Cunha, já na condição de responsável pela obra de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, esclarece dúvidas sobre a obra e seu possível embargo, conforme abaixo:

"Durante a realização das obras no telhado da Igreja Matriz de Miracema, cujo projeto foi aprovado pelo INEPAC, detectou-se problemas muito sérios na estrutura de sustentação do forro da nave principal, que era independente da estrutura do telhado.
Tomamos a iniciativa de consertar a estrutura do forro antes de completar o telhado e recebemos equipe de fiscais do INEPAC - Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural.
Na visita foram vistos alguns fatores que deveriam ser ajustados e, como de praxe, recebemos um relatório técnico de vistoria, contendo os itens que deveriam ser ajustados ou justificados.
Houve paralização da obra para férias da equipe de operários, já previstas, por um período e os trabalhadores, findo o período de férias cordado, recomeçou o trabalho ontem.
O INEPAC é órgão fiscalizador, mas também colaborador. Temos liberdade de discutir questões técnicas e as justificativas foram encaminhadas pessoalmente por nós, à sede do Instituto, no Rio de Janeiro.
Foram feitas tratativas para definições das questões ponderadas, verificadas "in loco" pelo INEPAC, como: nova estrutura de sustentação do forro, rampa de acesso de portadores de necessidades especiais, iluminação da nave, pinturas interna e externa do santuário, cimalha (sanca) da nave principal.
Ainda tratadas para projetos a serem apresentados e em desenvolvimento: a situação do mezanino do coral, entorno da nave com paisagismo e melhoria nas acessibilidades, pinturas artísticas do templo, restauração de peças artísticas de madeira danificadas, obras externas no salão paroquial, colocação de sistema de ar condicionado no templo, iluminação artística e especial interna, sonorização da nave e sistema mais moderno de pára-raios.
Foram vistos, ainda, alternativas para novas obras que possam aumentar a quantidade de salas para serviços de apoio à Igreja.
A citação de várias etapas de obras é para mostrar que não há litígio entre a Igreja Matriz de Santo Antonio com o INEPAC, cujo relacionamento é respeitoso.
As instituições são sérias e cuidam, cada uma, de suas atribuições com zelo e respeito e manterão relacionamentos funcionais e cordiais após o término das obras atuais.
A obra da igreja nada tem com o IPHAN, embora tenha sido apresentado, ao mesmo os mesmos projetos apresentados ao INEPAC."
Ronilto

4 comentários:

Anônimo disse...

Em se tratando do Dr. Ronilto, não esperava outra forma de esclarecimento, sereno, técnico e muito educado, homem sério e competente.
Parabéns Dr.Ronilto!!!

Anônimo disse...

com a palavra o Kveari

O BLOG DE PARAISO DO TOBIAS disse...

Parabéns ao Dr. Ronildo e especialmente a meu pai José Rodrigues dos Santos( cobra d'água) e meu irmão Jose´Everaldo ( preto) e toda equipe pelo belo trabalho realizado com qualidade e superação, pois se trata de uma obra de restauração e em condições terriveis.

kvari disse...

Que que tenho eu?
Fiz uma pergunta porque nas missas e na cidade o que se fala é que a igreja ainda não pode ser usada por culpa do Inepac.