segunda-feira, 1 de abril de 2013

DETRAN OFERECE CURSO DE MOTOTAXISTA

O Detran/RJ abre, nesta segunda-feira (1), as inscrições para as primeiras 450 vagas do curso de especialização de motofretistas, que será ministrado por policiais militares, inicialmente, em 11 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e cinco BPMs (Batalhões da Polícia Militar) do Rio.
Sem essa capacitação, os motociclistas que transportam profissionalmente documentos e mercadorias não poderão exercer legalmente a sua atividade a partir de 1º de setembro, quando, no Estado do Rio de Janeiro, a fiscalização passará a exigir o cumprimento da Lei Federal 12.009/09, que determinou a obrigatoriedade do curso. As aulas terão início no dia 14 de maio.
Foi para dar dignidade e legalizar a atividade dessa importante categoria profissional que o presidente do Detran, Fernando Avelino, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro, assinaram, no dia 12 de março, acordo de cooperação técnica, tendo como meta treinar e certificar 22 mil motofretistas por ano. Para que esse número seja alcançado, o Departamento vem também ministrando aulas gratuitas em sua sede, no Centro do Rio. O objetivo é que os profissionais da categoria possam exercer legalmente a atividade quando a comprovação do treinamento passar a ser exigida pela fiscalização.

Para o presidente do Detran, a iniciativa conjunta da PM com o Departamento, além de dar dignidade à profissão de motofretista, significa segurança e disciplina no trânsito.

– Por isso, o Detran e a PM assumiram a tarefa como missão – disse o presidente do Departamento.

As inscrições serão realizadas pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Elas ficarão abertas em cada unidade de UPP ou BPM até que as turmas sejam completas. O curso, ministrado em seis dias, será de 30 horas, sendo 25 de aulas teóricas e cinco de aulas práticas, com as seguintes disciplinas: Ética e cidadania na atividade do profissional motociclista (3h); Noções básicas de legislação (7h); Gestão do risco sobre duas rodas (7h); Segurança e saúde (3h); Legislação específica da atividade, procedimentos para o transporte de cargas e logística (5h); e Prática de pilotagem profissional (5h).

Para se inscrever, os motofretistas terão de atender os seguintes requisitos: terem, no mínimo, 21 anos de idade; estarem habilitados na categoria A (de motociclista) por, pelo menos, 2 anos; não estarem respondendo a processo de suspensão ou cassação da carteira de motorista; terem bons antecedentes criminais; e, terem remuneração não superior ao piso da categoria (atualmente, R$ 800).

O curso será ministrado nas UPPs do Pavão, Cidade de Deus, Batan, Vidigal, Formiga, Providência, Alemão, Babilônia, Andaraí, Mangueira e São Carlos, e nos BPMs da Tijuca, Bangu, Niterói, Duque de Caxias e Queimados.

Nenhum comentário: