segunda-feira, 18 de março de 2013

OUTRA TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO

- A situação de Petrópolis é realmente muito, muito grave - disse, ao “Bom dia Rio” o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltando que o prefeito do município já decretou estado de emergência no município, e que pelo meno 10 pessoas já podem ter morrido em consequência da chuva que está caindo na cidade da regiáo serrana fluminense desde a noite deste domingo (17). 

Segundo a Defesa Civil Estadual, choveu mais de 300mm em 24 horas no município e ovolume de chuva esperado em um mês para a cidade é de 270mm. O coronel Sérgio Simões -  secretário de Estado de Defesa Civil - informou que duas das vítimas eram agentes da Defesa Civil que trabalhavam no resgate de soterrados no bairro Quitandinha. Ainda não há identificação dos demais mortos. 

De acordo com os Bombeiros, o município de Petrópolis registrou 21 pontos de escorregamento ou alagamento. As regiões mais afetadas foram Quitandinha,  Independência e Doutor Thouzet.

Doze rios do estado do Rio de Janeiro, que cortam oito municípios, estão em alerta máximo devido às chuvas que começaram no fim da tarde deste domingo. O alerta máximo é o nível mais grave entre os quatro usados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para medir o risco de cheia dos rios do estado.

O alerta máximo significa que o rio já atingiu 80% do seu nível de transbordamento. Alguns rios, como o Quintandinha e o Piabanha, que cortam a cidade de Petrópolis, já transbordaram, de acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

Segundo a prefeitura de Petrópolis, o bairro da Quintandinha foi um dos mais afetados. O município decretou ponto facultativo nas escolas municipais, para receber pessoas que precisarem sair de suas casas. Ainda chove na cidade e as equipes da Defesa Civil estão com dificuldade para chegar aos locais afetados.

“É muito duro, mas em Petrópolis chove desde o final da tarde de ontem, [a população] vem sofrendo com um volume de chuvas absurdo. Mais de 300 milímetros de chuva em menos de 24 horas. Temos vítimas e estamos atuando com a Defesa Civil para resgatar os corpos. Infelizmente, o número é maior do que os três mortos confirmados”, disse o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, em entrevista à Rádio Nacional.
C/AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: