quarta-feira, 13 de março de 2013

CASSADO PREFEITO E VICE DE PAULO DE FRONTIN

A juíza da 74ª ZE, de Engenheiro Paulo de Frontin, Denise Salume Amaral do Nascimento, cassou os diplomas do prefeito do município, Marco Aurelio Sá Pinto Salgado (PMN), e da vice, Maria Clara Motta Schimidt (PMDB). Condenados pela prática de compra de votos (captação ilícita de sufrágio) e por abuso de poder econômico e político nas eleições municipais do ano passado, Salgado e Schimidt foram multados ainda em R$ 35 mil cada um. Cabe recurso ao colegiado do TRE-RJ.

No dia 3 de outubro de 2012, às vésperas da votação do primeiro turno, uma denúncia levou policiais militares do 10º BPM a flagrar a entrega de material de construção, às custas da Prefeitura, na sede de uma igreja evangélica. Sacos de cimento também teriam sido distribuídos a moradores dos distritos de Morro Azul e Sacra Família do Tinguá, num esquema que envolveria o comitê eleitoral do então candidato a prefeito do PMN e uma loja de material de construção.

"Restou comprovado que ocorreu evidente abuso de poder de autoridade no uso da administração pública de Engenheiro Paulo de Frontin com o fim de beneficiar os representados Marco Aurelio Sá Pinto Salgado e Maria Clara Schimidt", redigiu a juíza. A magistrada também entendeu que houve abuso de poder econômico com a distribuição dos sacos de cimentos a eleitores em troca de votos. A ação de impugnação ao mandato eletivo (AIME) foi proposta pelo segundo colocado na disputa para prefeito em 2012, João Carlos de Rego Pereira (PDT), e por seu vice, Helvecio Laninas Lago (PPS), que concorreram pela coligação "Avança Frontin" (PDT/PSL/PPS/PRTB/PCdoB), também coautora do pedido de cassação.(TRE)

Um comentário:

Anônimo disse...

NÃO GOSTEI DISSO MAS EU CONFIO NA LEI