quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O DRAMA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

As UPAS são unidades novas de saúde, implantadas em vários Estados brasileiros. O modelo é concebido visando o atendimento de urgência de casos de menor gravidade, que não são destinados aos ambulatórios (consultas). O modelo é excelente e apresenta bons resultados. Mas, em saúde, nada é bom por muito tempo, com exceção de alguns poucos hospitais de especialidades. As UPAS do Rio, como pude verificar pessoalmente há alguns dias, já funcionam com fila de espera de 3 a 4 horas.

Como, se são unidades recém inauguradas? É que a porta de entrada da saúde é sempre pequena, haja vista a demanda reprimida e o crescimento diário dos problemas de saúde, mesmo tendo o Brasil excelentes índices em prevenção médica.

Miracema tem sua unidade de pronto-socorro, que não é uma UPA, mas funciona de modo bem semelhante. O sistema também está afogado, não dá vazão. Já morreram cidadãos por falta de atendimento lá. Ineficiencia? Culpa do prefeito? Não. Em saúde, nada basta, tudo é necessário ser construído já pensando em ampliação.

Existe solução a curto e médio prazo? Não. Mas existe uma forma eficaz de banir muitos dos problemas que afogam as UPAS e os PU's da vida. É o investimento maciço em saúde básica, nos antigos médicos de família, PSF, USF e assemelhados.

Se fortalecermos esses investimentos, os gastos e o gargalo do pronto-socorro vai diminuir, vai ficar menor. Mas desde que esse sistema de tratamento "em casa" e "no bairro" funcione como preconizado nas normas e em todo o histórico começado na China e implantado com sucesso em Cuba.

Se os agentes envolvidos, tais como médicos, enfermeiros e equipes de apoio não entenderem a sistemática do sistema, as UPAS e PU's não darão conta nunca. Esse é o nosso temor...

6 comentários:

Anônimo disse...

O problema é a falta de remuneração adequada para os profissionais de saúde. O médico e o odontólogo são contratados para trabalharem 40 horas semanais, no entanto, não trabalham nem cinco horas por semana. É o famoso vinge que me paga eu vinjo que trabaho.

Tô de olho na saúde disse...

A falta de respeito com os atendidos na saúde causa polêmica.Os atendentes da secretaria tem que ser pessoas educadas e que conhecem as necessidades do povo.Pedimos ao Prefeito Juedyr Orsay que de um carinho especial aos usuários da saúde de nossa cidade para que eles tratados pelo menos um pouco de atenção e educação e que as pessoas que lá trabalham sejam pelo menos um pouco educadas , e que elas não questionem situações financeiras das pessoas que procuram recursos lá. A parte de medicamentos está sendo um alvo de reprovação em nossa cidade , erros cometidos pelas pessoas que atendem.Pessoas sem um pingo de educação e que gritam com os usuários e questionam a vida pessoal deles.

Anônimo disse...

O povo quis assim e assim será Agora guenta eu te aviseiiiii

Anônimo disse...

O problema é quem atende é uma profissional de saúde não qualificado. Falta farmacêuticos nos PSF's, este sim, é um profissional qualificado. Falta também local para atendimento adequado. Miracema necessita rever política de medicamentos, mas, com farmacêuticos atuantes e não enfermeiras e agentes de saúde na distribuição de medicamentos.

Anônimo disse...

Para aguentou quatro anos, dois meses, não é NADA.

Anônimo disse...

As coisas, não melhoram do dia para o outro não. Tem muita coisa para ORGANIZAR.