domingo, 9 de dezembro de 2012

PREFEITO ELEITO DE ITAPERUNA CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL FOLHA DA MANHÃ

Folha da Manhã – O senhor se elegeu com quase o dobro da votação do atual prefeito Fernando Paulada. A que o senhor credita essa aceitação da população de Itaperuna a seu nome?

Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão - Bem, como já mencionei em outras oportunidades, acredito que essa votação expressiva revele o desejo da sociedade itaperunense por mudança, por uma renovação que possa contribuir significativamente com o desenvolvimento da cidade. Na verdade, essa vitória não é minha. É a vitória do povo, que clamou por mudanças e foi às urnas depositar seu voto de confiança, seu voto de esperança. Agora, precisamos trabalhar muito! Buscar sanar os problemas existentes, para depois, implementarmos nossas ideias e projetos.

Folha – Sua coligação elegeu 10 vereadores contra três do grupo do atual prefeito e que, agora, ficaram na oposição. Com a maioria, acha que mais fácil administrar?

Alfredão - O apoio da maioria é muito importante, principalmente em questões estratégicas de interesse do município. Nosso governo sempre buscará somar forças em prol da cidade. Vamos partir do princípio de que, com Legislativo e Executivo juntos, teremos mais chances de acertar e melhorar a qualidade de vida dos itaperunenses.

Folha – A coligação que o elegeu reuniu do mesmo lado adversários estaduais – PMDB e PR. Como foi essa composição e será mantida em seu governo?

Alfredão - Como disse, nosso governo vai buscar o entendimento, o diálogo a fim de somarmos forças. Obviamente que existem questões políticas que possam vir a divergir em algum momento de nossa trajetória. Dialogar será algo que pretendemos exercitar diariamente em nosso governo, dessa forma, temos certeza que a população de Itaperuna e também o Noroeste Fluminense poderão colher bons frutos.

Folha – O senhor já iniciou a transição. Como está sendo e quando o senhor anuncia seu secretariado?

Alfredão - Nós já estamos há algumas semanas trabalhando o processo de transição. O processo tem sido tranquilo, no entanto, acreditamos que após a posse, teremos melhores condições de avaliar a real situação do município. Quanto aos nomes que vão compor a nossa equipe de trabalho, serão anunciados em breve.

Folha – Quais são suas prioridades para o início do governo? Qual ponto precisa de atenção mais imediata?

Alfredão - Saúde. O município de Itaperuna era referência na área de Saúde para o Brasil e precisamos resgatar isso. Infelizmente o que estamos presenciando, inclusive através da mídia, é uma situação deplorável, onde funcionários estão com salários atrasados, faltam médicos e medicamentos nos postos de saúde e diversos outros problemas. Temos que intervir imediatamente nesta área, a fim de voltar a ser o que éra-mos no passado. Vamos trabalhar fortemente para que a população de Itaperuna tenha seus direitos garantidos.

Folha - Itaperuna está enfrentando uma série de problemas. Um deles é o comércio irregular, reclamação constante de comerciantes e moradores, segundo os quais há muitos vendedores de rua. Como o senhor pretende solucionar essa questão?

Alfredão - Essa é uma questão bastante delicada. Por um lado, temos o comerciante legalmente estabelecido, que paga seus impostos, emprega e gera renda para o município. Do outro lado temos o ambulante, que muitas vezes se encontra nessa situação pela falta de emprego. É preciso criar oportunidades. Temos que buscar alternativas de maneira que possamos atender às necessidades de todos. É uma tarefa muito difícil, mas já estamos pensando na possibilidade de construirmos um espaço de comércio popular, padronizado, recolhendo impostos, enfim, um local onde possamos concentrar esses trabalhadores que sairão da informalidade.

Folha – Outro problema é a instalação de um aterro sanitário na cidade ou centro de tratamento de resíduos. Existe algum projeto para isso?

Alfredão - Existe sim e nossa equipe está designada a se empenhar ao máximo nessa questão. Inclusive, pedimos que fosse realizado um levantamento sobre locais onde o aterro sanitário pudesse ser instalado. Infelizmente esse é um problema que não se resolve da noite para o dia, mas estamos buscando informações junto aos órgãos de proteção ao meio ambiente, bem como temos conversado com profissionais da área, que certamente poderão contribuir de maneira significativa nesta questão.

Folha – Quesito educação. A prefeitura tem um convênio com a UFF, onde o governo municipal paga uma bolsa a professores da instituição. Atualmente os alunos estão sem aulas por falta de pagamento dos professores. O que o senhor pretende fazer para resolver?

Alfredão - Assim como a Saúde, a Educação do nosso município sempre foi referência. O município é con-siderado Polo Educacional do Noroeste Fluminense e vamos trabalhar para resgatar essa condição. Vamos analisar o convênio existente com a UFF e ver o que está acontecendo de fato. Essa situação tem que ser resolvida em caráter de urgência. Assim que tomarmos posse e tivermos todas as informações necessárias, vamos buscar a solução do problema.
Suzy Monteiro

Nenhum comentário: