domingo, 18 de dezembro de 2011

MAIS ÓLEO EM NOSSO LITORAL E QUEREM TIRAR OS ROYALTIES

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) confirmou na manhã de sábado (17), o vazamento de óleo combustível de um navio petroleiro da empresa americana e japonesa Modec, na noite de sexta-feira, entre a Ilha Grande e Paraty. Segundo o Instituto, o vazamento está estimado em 10 mil litros.

A empresa confirmou o acidente e informou que a embarcação, que chegou recentemente da China, e está ancorada próximo à Angra dos Reis, passará por reparos no Estaleiro Brasfels e será modificada para ser uma plataforma de petróleo.

A empresa Modec, proprietária do navio-plataforma FPSO Cidade de São Paulo, recebeu ainda no sábado, uma multa de R$ 10 milhões do Inea.

Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, este vazamento demonstra a importância da aprovação, em breve, da Área de Proteção Ambiental Marinha da Ilha Grande, com a adoção de regras mais rígidas de controle e de fiscalização de atividades petrolíferas na região da Baía da Ilha Grande.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, informou que o vazamento provocado pela Modec, que faz trabalho de manutenção na Bacia de Campos, já estava controlado.

Equipes de emergência do Inea sobrevoaram, na manhã de sábado, o local do acidente e constataram que o diesel está diluído e não tem mais condições de ser recolhido, e por isso será realizada a dispersão mecânica, com a utilização de jatos de água.

O Sopea (Serviço de Operações de Emergência) do Inea recebeu a informação sobre o acidente, que teria sido provocado por falha humana, na sexta-feira. O navio estava se dirigindo ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para manutenção. A Superintendência Regional da Baía de Ilha Grande e o Ibama foram acionados, mas as condições climáticas impediram o início do trabalho previsto no plano de contingência. (Retirado do site Diário do Vale)

Nenhum comentário: