segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FLORESTA QUEIMA NA REGIÃO SERRANA DO RIO

Um incêndio de grandes proporções voltou a atingir o parque dos Três Picos entre Nova Friburgo e Teresópolis. Uma área equivalente a 30 campos de futebol já foi consumida pelo fogo.



Uma cortina de fumaça encobre as montanhas. O incêndio avança pela mata, numa das principais áreas de proteção ambiental do estado do Rio. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros começou o combate no fim da manhã. Esse é o segundo grande incêndio registrado no parque estadual do Três Picos em menos de um mês. O lugar é de difícil acesso. A equipe do Instituto Estadual do Ambiente não conseguiu reforçar o trabalho. Por causa do terreno íngreme, é impossível chegar a pé.



O fogo começou na última sexta (30), em um sítio no município de Teresópolis. Se alastrou pela mata e chegou à Nova Friburgo. A fumaça é tão forte que a aeronave desaparece no morro. Em todo instante surgem novos focos. A preocupação dos bombeiros agora é evitar que a queimada alcance outras montanhas.



Segundo a direção do parque, há mais de 40 dias não chove nessa área. O mato seco e o vento forte fazem o fogo avançar cada vez mais rápido. Até agora uma área equivalente a 30 campos de futebol foi destruída e o incêndio continua sem controle.



A operação vai continuar nesta segunda (3). A intenção é reforçar a equipe de combate e recomeçar o trabalho no início da manhã. Choveu de madrugada na Região Serrana, mas ainda não se sabe se o fogo foi controlado. Bombeiros retornam ainda nesta segunda (3) para o local do incêndio. (INTERTV)

Nenhum comentário: