domingo, 16 de outubro de 2011

EXCLUSIVO:ENTREVISTA COM O DEPUTADO FEDERAL ADRIAN


1.O sr. foi um dos deputados que recebeu votação em Miracema/RJ, apesar de sua base eleitoral ser o município de Macaé. No período de campanha, os candidatos e políticos locais combatem o que chamam de "Candidato Copa do Mundo", que só aparece de 4 em 4 anos. Em relação a Miracema, o sr. é um candidato "Copa do Mundo" que só dará atenção aos eleitores no próximo pleito?

R: Olá amigos de Miracema, mesmo sendo minha base eleitoral em Macaé e tendo obtido expressiva votação em minha região, trabalhei em vários outros municípios dentre os quais o simpático município de Miracema, onde tenho vários amigos que proporcionaram a mim uma expressiva votação na cidade.

Sou grato aos que me ajudaram e com certeza contrariando aqueles que acham que o fato de ser de outro Município não estariamos presentes com ações, podem ficar certos de estão enganados, pois sou deputado Federal do Estado do Rio de Janeiro e tenho compromisso com o meu estado e principalmente com os municípios que me conduziram ao mandato na Câmara Federal.

Não quero e nem vou ser Deputado Copa do Mundo, pois minha reeleição começou exatamente quando assumi meu primeiro dia de mandato.

Estamos à apenas oito Meses de trabalho onde levamos, alguns destes para nos adaptarmos ao processo complexo do legislativo brasileiro, ser Deputado Federal principalmente em um grande partido como o PMDB requer alguns cuidados e a adaptação não foi tão simples, porém hoje posso dizer que me encontro completamente adaptado com a vida parlamentar e pronto para tratar das questões de nosso estado.

Estamos neste período muito envolvidos com a questão dos Royalties, que todos são sabedores do risco que corremos em relação a perda do mesmo, trabalhamos na questão dos Resíduos Sólidos e na Implantação da Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos que diz que todos os municípios devem apresentar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Municipal até 2012 e até 2014 devem erradicar com lixões e isso é uma questão muito preocupante pois aqueles municípios que não estiverem de acordo com a lei, não receberam verbas federais o que seria um grande retrocesso.

Estou solicitando a minha assessoria que faça contato com o poder público municipal de Miracema para que se levante as demandas e necessidades, assim poderemos realizar um trabalho conjunto e direcionado para o município.

2) Que ações do parlamentar Adrian justificam e agradecem os votos recebidos em Miracema?

R: Como já disse anteriormente, precisamos fazer um trabalho conjunto com o Poder Público Municipal para elencarmos o que pode ser feito de melhor para o Município, estamos em fase de elaboração de emendas para o ano de 2012, claro que estaremos contemplando o Município de Miracema, mesmo não tendo obtido os votos com o apoio da Prefeitura local, não posso deixar de ser fiel aos munícipes que foram solidários a minha candidatura e acreditaram em mim e principalmente nos amigos que tenho em Miracema e que através de sua credibilidade e trabalho buscaram os votos que muito me ajudaram em minha eleição.

Espero marcar com os amigos que me ajudaram e com o Líder do executivo uma visita ao Município de Miracema o mais breve possível para que possamos juntos encontrar o melhor para caminho em realizar ações que possam ser benéficas ao coletivo e a todo o Povo de Miracema.

3. O sr. tem trabalhado no problema dos resíduos sólidos no Congresso Nacional e o Município de Miracema sofre com tal problema. Hoje o panorama que temos é o seguinte: formação de dois consórcios com as cidades polo Itaperuna e São Fidélis, para abranger o Noroeste Fluminense. Ocorre que o Municípios não dispõem de nenhum tipo de assessoria para criação dos consórcios e manejo dos mesmos, nem recursos para investir em obras, compra do terreno e preparação do aterro. O que o sr., como parlamentar, pode fazer para ajudar-nos e ajudar a SEA nesse tema?


R: Nesse aspecto posso ajudar muito, pois sou o Presidente da subcomissão de Resíduos Sólidos e nesta quarta dia 19 estaremos realizando uma audiência pública com as maiores autoridades do País para tratar exatamente desta questão pois a Lei 12.305/10 é muito boa porém se não trabalharmos para que os municípios sejam ajudados e orientados teremos um verdadeiro caos instaurado em todo país já que 50% dos municípios que compõe a federação tem menos de 50 mil habitantes e sua receita vem através do Governo Federal e Estado, se tornarem-se inadimplentes deixam de receber verbas o que seria um problema sério.

Entendo que esta questão dos Consórcios ainda está sendo um grande problema, pois não basta apenas formar consórcios, como será a coleta e quem ficará com o ônus de ter em seus limites o aterro, como será implementada a logística de transporte e custo disso tudo quem irá arcar.

Acho que cabe uma audiência pública na Câmara de vereadores local convidando aos representantes dos Municípios envolvidos no Consórcio em questão e me coloco a inteira disposição para tratar de perto este assunto que muito interessa ao Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

votei em miracema e nem lembrava mais desse cara, nem sabia que ele tinha ganhado.

muito boa a entrevista e a lembrança do blog.

sidney

Anônimo disse...

Ele esta fazendo muito, mas muito mesmo para uma pessoa em Miracema.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo José

É isto ai. O eleitor há que cobrar diretamente do seus ecolhido.

O grande problema está no fato que no sistema atual de voto de legenda sabe-se em quem votou, mas não necessáriamente que elegeu.

Com o voto distrital isto acabará. Em Miracema se votará somente em quem esteja comprometido com Miracema, havendo uma maior interrelação entre eleitor e eleito.

Pouco adianta continuarmos reclamando o leite derramando. Precisamos reclamar por processos de escolha mais eficazes.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.