quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS É RECORDAR


Será que todo mundo que chega aos 40 fica nostálgico? Não sei, mas a cada dia que avanço nos 40 anos, fico mais nostálgico. Fico lembrando de coisas e acontecimentos do passado, sempre boas recordações, é claro. Aliás, no início, este blog era voltado para comentar fatos, coisas e acontecimentos da vida pessoal do blogueiro, não sei porque isso mudou. Mas acho que tá na hora de voltar atrás, eliminar uns seguidores que só vêm aqui atrás de política e conquistar um público mais refinado. É isso.

Do dia das crianças lembro bastante, mas lembro das coisas que gostava quando ainda era criança. E sempre busco reencontrá-las. Mas uma eu nunca achei. E ela transita naquela de coisas que gostava com "gostos" de quando era criança ou sabores da infância. Assim como o olfato, o paladar também faz com que tenhamos lembranças passadas. E um gosto nunca me saiu da memória, dentre muitos outros. O gosto da bala de caramelo que minha avó Odila fazia. Ela e a Maria José, que por tanto tempo trabalhou lá em casa, na Rua das Flores. Nossa, como queria sentir aquele gosto novamente!

E nessa busca já fui a vários lugares, pedi pessoas, provei receitas bem diferentes. Nada sequer parecido com aquele gosto de infância. Já ouvi o seguinte: naquela época o açúcar tinha sabor diferente de hoje, por isso não fica igual. Será verdade? Não sei. Só queria sentir aquele gosto antes de morrer. Não que eu viva atrás disso. Mas eu ficaria feliz de reencontrar aquele gostinho saboroso.

Pena é que as pessoas que lembram da receita, assim como minha querida e saudosa avó Odila, estão partindo e nos deixando, assim como a saudade da bala de caramelo que era cuidadosamente enrolada no papel manteiga...

Nenhum comentário: