terça-feira, 13 de setembro de 2011

SOBRE AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS


Este blogueiro esteve fora de Miracema no feriado de 7 de setembro, ocasião em que teria ocorrido um incêndio em algumas propriedades nas proximidades de Venda das Flores, mais precisamente em terras que seriam de propriedade do Dr. Acácio Tostes e do ex-prefeito Carlos Roberto. Infelizmente não estávamos aqui para tomar algum tipo de providência, para apurar se as queimadas são criminosas ou acidentais ou até mesmo para tentar apagar o fogo.

Tomamos conhecimento do assunto através do blog do Hélcio Menezes e já estamos apurando novas informações, para levar ao conhecimento da Polícia Militar Florestal e até do Ministério Público, se for o caso.

O recado nosso a certos elementos que andam comentando que teríamos nos omitido é o seguinte: temos feito de tudo para combater crimes ambientais em Miracema, doa em quem doer. Porém, não temos o poder de estar presentes em todos os lugares o tempo todo. Mas certamente que teria uma profunda vergonha de ter acontecido um incêndio criminoso na porta da minha casa e ter ficado omisso, estando em casa e tendo presenciado o fato. Não preciso ser filiado a um partido ligado ao meio-ambiente para combater os crimes ambientais. Nem escolho o dono do fogo para agir de acordo com a cara do freguês.

Portanto, meu caro, fica o recado, NÃO ME JULGUE POR VOCÊ. MINHA RÉGUA, NÃO É IGUAL À SUA. Nem nunca será! Quem te conhece, que te compre! Enfia sua viola no saco e CALA-TE! Na próxima, gaste sua saliva para apagar o fogo...

16 comentários:

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...Fantástico!
Falou e disse tudo.
Parabéns Doutor, a cada dia que passa me torno mais sua fã. Tanto você quanto o Pablo não estavam em Miracema, por isso e só por isso vcs não postaram nada. Partindo de vc, não esperava nada diferente disso.
Brinquinho de ouro

Denisy Saraquino disse...

O fogo quase atingiu a propriedade do meu marido. Eu acompanhei de perto e vi muitos pássaros sobrevoando as redondezas por terem perdido "suas casas". Foi lamentável!

Postador disse...

Denisy,

Lamentável o ocorrido. Amanhã tomaremos todas as providências para punir os possíveis envolvidos, caso seja criminoso o incendio.

abçs

José Souto

Zilda disse...

o pata vai dançar nessa!

Felino disse...

Mas que foi estranha a agilidade para apurar a pequena queimada de um propridedade perto de Flores foi.

Anônimo disse...

ah tá, deveria esperar a ação da moto serra!!!

Postador disse...

Caro Felino,

Essas ações devem ser rápidas mesmo, pois o meio-ambiente está em perigo. O que deveria ser esperado? O proprietário estava queimando uma área da APA MIRACEMA.

È o futuro de nossos filhos que está em jogo e com o meio-ambiente não dá para brincar, nem fazer cena, nem fazer política.

Eu sei que você deve estar de brincadeira, tanto que nem se identifica, mas foi oportuno o seu comentário.

Aliás, será que você tem moral para se identificar?? Ou vai partir para o xingamento e para as ofensas??

abçs

José Souto Tostes

Anônimo disse...

Acontece que o caso próximo a Flores não foi uma simples queimada, foi uma denúncia que a PM Florestal recebeu de DESMATAMENTO com motoserra com saída de lenha em caminhão e por último o incêndio para apagar os vestigios do desmatamento, completamente diferente do ocorrido no feriado, onde o proprietário acionou as autoridades sobre uma queimada. Cada caso é um caso, pensem nisso!

Anônimo disse...

Tem gente que gosta de falar demais, diz que gosta do meio ambiente, mais não faz é nada, fica tentando é atrapalhar que seja feito um trabalho positivo, porque que não foi lá apagar o fogo, a secretaria de meio ambiente estava toda lá com outros funcionários da prefeitura também. É isso aí Dr.falar que é ambientalista que é verde é fácil, quero ver pegar e fazer acontecer, e não é só apagar incendio não, é tudo refente ao meio ambiente, em doze anos nada foi feito muito pelo contrário, agora estou vendo que de verde só tinham o nome, os ideais tem que vir de dentro, acha que pq fizeram o parque ecológico e a útil fizeram meio ambiente, nada fizeram pra proteger o nosso ribeirão, permitiram a construção de muitas casas, se fosse assim eles teriam tomado conta disso.
José Fragoso

Anônimo disse...

Sugestão: da próxima vez que ocorrer um incêndio, todos os blogueiros, até os de longe, podiam colocar uma chamada convocando PRECISAMOS DE PESSOAS PARA APAGAR INCÊNDIO FLORESTAS EM PERIGO, endereço tal, contamos com a ajuda de todos.
Vamos ver quem vai aparecer!!!! Isso é ser cidadão e solidário com o próximo e com o meio ambiente.
Viviane

Anônimo disse...

Vc só publica o que é do seu interesse aí não vale.

Dalmo Meireles disse...

Nessa hora não tem partido político nem time de futebol nem nada que possa dividir os interesses.
O importante para todos nós, cidadãos e seres humanos, é que precisamos nos esforçar para o combate ao fogo e tomar ações preventivas e educativas.
Outra bandeira: será que não é este o momento de se reinvindicar um grupamento do Corpo de Bombeiros em Miracema, tanto pelas questões de queimadas quanto ao socorros nos constantes acidentes de transito na região?

Anônimo disse...

Função de apagar fogo é do bombeiro, não da secretária nem do blogueiro.

Celso disse...

o caminho é este mesmo, enfiar a viola no saco, deveria ficar quieto e abre a boca pra falar besteiras...cara estranho!

Anônimo disse...

Caro anônimo das 18:06 vc não sabe nada da vida, vc acredita em papai noel? Se todo mundo não se unir nada acontece, vc sabe qual é o efetivo do corpo de bombeiro? Vc acha sinceramente que dois homens sozinhos dariam conta, é por pessoas que pensam assim igual a vc, que o país não vai pra frente, deixa tudo na mão dos outros, pq a obrigação é deles, realmente, olhar de longe e só reclamar é muito mais fácil. Seguindo a sua lógica, Miracema inteira ia pegar fogo ou aguardar Deus mandar a chuva. ACORDA querido!
Márcia Regina

Denisy Tostes do C. Saraquino disse...

É válido lembrar que não foi uma simples queimada. A área atingida abrigava muitas espécies de animais por ter mata rica. Tenho certeza de que muitas cobras, lagartos, tatus, pássaros, entre outros animais foram mortos, além de termos perdido uma vegetação importante. No domingo ficamos em alerta pois corríamos o risco de ter a nossa propriedade atingida, por isso acompanhei de perto e fiquei apavorada com tanto fogo. Espero, de verdade, que se há um culpado que seja punido e que sirva de exemplo para outras pessoas "desavisadas".