quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RIO PODE TER SISTEMA BIOMÉTRICO EM TODAS AS CIDADES EM 2012

O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, afirmou nesta quarta-feira, dia 14, que o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, está comprometido com o desenvolvimento da ferramenta necessária para que o Estado possa ter Eleições 100% biométricas já em 2012. "O ministro se comprometeu a tentar disponibilizar os meios para que, no ano que vem, o cadastro de eleitores seja totalmente biométrico", afirmou o desembargador Zveiter. A ferramenta prometida permitirá a transferência dos dados das pessoas já cadastradas biometricamente pelo Detran para o banco do TRE-RJ.

Para uma plateia de 500 pessoas, entre juízes eleitorais, chefes de cartório e servidores do Tribunal, o presidente reafirmou o compromisso do Tribunal com a transparência das Eleições 2012. "Pretendemos garantir a liberdade total de voto do eleitor e o TRE disponibilizará aos Juízos tudo o que for necessário à garantia da lisura do pleito", garantiu. O desembargador Zveiter explicou ainda que está sendo feito o mapeamento dos municípios onde há mais chances de ocorrer imprevistos durante o processo eleitoral e que, com o apoio das polícias Civil e Militar, a postura do Tribunal será de "Tolerância zero" com as irregularidades.

O juiz auxiliar da Presidência do TRE-RJ, Fábio Ribeiro Porto, apresentou aos servidores das Zonas Eleitorais o Plano Integrado das Eleições 2012. "Esse Plano pretende organizar todo o processo eleitoral com antecedência para garantir uma melhor gestão da eleição", afirmou o juiz. Ele acrescentou que, apesar das dificuldades orçamentárias, "o Tribunal fará o melhor possível na eleição municipal, que é a mais difícil de todas".

Foi apresentado também o resultado parcial da capacitação conceitual e prática em modelagem de processos de trabalho, em andamento no TRE-RJ. Segundo Mauriti Maranhão, um dos responsáveis pela capacitação, o objetivo desse treinamento de seis meses é realizar um esforço conjunto do Tribunal para melhorar sua linha de produção. "Essa apresentação hoje é importante para obter o engajamento das pessoas que realizam a maioria das atividades fim do TRE-RJ", afirmou Mauriti. (Fonte: TRE/RJ)

Nenhum comentário: