quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MIRACEMA GANHA SALA DE ESTABILIZAÇÃO

O prefeito Ivany Samel e o secretário municipal de Saúde, Marcelino Tostes padilha Neto, anunciaram que Miracema acaba de ganhar uma sala de estabilização para pacientes que aguardam remoção para outra unidade de saúde, principalmente para outro município. Equipada com leito completo, que inclui maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador e carrinho de urgência, entre outros equipamentos, ela será montada nos próximos dias no Posto de Urgência Municipal (PU).

A entrega simbólica da sala de estabilização, que também foi doada pelo Estado a outros 55 municípios fluminenses, 12 dos quais no Noroeste Fluminense, foi feita pelo governador Sérgio Cabral, pelo seu vice Luiz Fernando Pezão e pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, no último dia 9 de setembro, no Palácio Guanabara.

Para o governador Sérgio Cabral, a ação é mais uma mostra do objetivo do Governo do Estado de modernizar e incrementar a saúde pública no interior. “Além das salas que estamos entregando hoje, continuamos com nosso plano de modernização no interior. Vamos lançar nos próximos dias o programa Clínica da Saúde, que vai levar para os municípios um modelo semelhante ao Clínica da Família da Prefeitura do Rio. Além disso, temos as UPAs, que se expandiram por todo o estado e vêm reduzindo em 50% a mortalidade por infarto, por exemplo. Em breve, chegaremos a 10 milhões de atendimentos nessas unidades. O programa de cirurgia bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas também é um sucesso, já tendo operado mais de 150 pacientes. Isso nos mostra que estamos fazendo o que há até pouco tempo parecia impossível”, destacou Cabral.

Em cada sala, foram investidos R$ 111 mil, totalizando R$ 6,2 milhões. O objetivo é oferecer um ambiente seguro e bem equipado para que pacientes graves sejam estabilizados antes de serem removidos para um hospital com mais recursos de atendimento. “As salas vão atuar no combate à dengue somente em casos graves. O melhor tratamento ainda é a hidratação. Se tivermos um caso grave de dengue nesses municípios, temos essa sala até o paciente ser removido. Muitos desses hospitais têm uma sala vermelha com equipamentos que não são adequados e as salas têm todos os protocolos necessários para manutenção da vida. Muitas vezes, as prefeituras tinham que colocar os pacientes numa ambulância para serem transferidos porque não tinham essas unidades de estabilização. Essa é uma tranquilidade que população e prefeitura passam a ter”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.(Fonte: ASCOM MIRACEMA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem Cabral! é isso! Sempre melhorando nossa sociedade! Estamos Juntos!