terça-feira, 27 de setembro de 2011

EXCLUSIVO: MACACO ABANDONADO À PRÓPRIA SORTE EM LAJE DO MURIAÉ PERTENCIA A UMA FAMÍLIA DE 4 ANIMAIS



Todos os dias a peregrinação para conhecer o macaco de Laje do Muriaé é muito grande e ele pode ser retirado dali a qualquer momento, pois é manso e facilmente entraria num carro ou numa gaiola

O blog foi hoje a Laje do Muriaé para fotografar e investigar a história do macaquinho que está solto às margens da rodovia estadual que sai de Laje do Muriaé e segue até o entroncamento com a BR 356. Segundo informações colhidas no local, onde toda tarde aglomeram várias pessoas em busca de algum tipo de contato com o macaco, ele pertencia a uma família de 4 animais. Os outros foram capturados e um foi morto eletrocutado num poste que fica a alguns metros da rodovia.

Estranhamento a Secretaria de Estado de Ambiente, esta semana, está iniciando estudos com relação a apurar onde existem animais em extinção no Estado do Rio de Janeiro. No último domingo fizemos contato pessoalmente com o Secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, que prometeu apurar porque o INEA da região (Santo Antônio de Pádua) não resolveu o problema. Prometeu ainda, via Twitter, que comunicaria o fato ao IBAMA, para que a história tivesse um desfecho feliz.

Na manhã de hoje enviamos nova mensagem para Carlos Minc, mas até agora, nada foi feito. Segundo os mesmos populares, o animal recebe alimentação de transeuntes e poderá facilmente ser capturado para que integre as estatísticas de tráfico de animais silvestres no Brasil. Isso porque o animal é manso e facilmente pode entrar num veículo ou numa gaiola.

Um morador das imediações, Sr. Cristiano, que está em todas as fotos, interage com animal, mas também está apreensivo com o desfecho do caso.

Segundo informações, o INEA já esteve na cidade, viu o animal e nada fez.

Em Miracema existe uma área onde o mesmo pode ser reintegrado ao meio-ambiente, na REVIS da Ventania, unidade já reconhecida e registrada junto ao Ministério do Meio-Ambiente. Mas, pelo que parece, a inércia dos órgãos ambientais no Norte/Noroeste Fluminense vai vencer mais uma batalha em favor do meio-ambiente.


2 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo José

Talves se alguém o carregar para seu domíclio logo apareçam as autoridades para recuperá-lo e processar o dito cujo.

Coisas típicas de nossa vida.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Anônimo disse...

ele só não é um babuino, é um bugio. Os babuinos só são encontrados na africa e ásia