domingo, 5 de dezembro de 2010

MIRACEMA E A REVOLUÇÃO DO MEIO-AMBIENTE


Cada um vê como quer, mas há 2 anos atrás ninguém imaginava que as matas da antiga Fazenda Ventania, que já pertenceu quase totalmente à família Linhares, bem como a Fazenda Inhamal e muitas outras ali ao lado, fossem receber proteção Estatal integral. Ninguém imaginava isso. Da mesma forma que, mesmo tendo firmado pacto com o Ministério Público (através de um TAC), que seria possível retirar de onde se encontra, um dos maiores poluidores de Miracema, o matadouro municipal. Quem sonhava que o matadouro se transformaria num moderno frigorífico, onde a carne é refrigerada minutos após o abate do animal? Ninguém sonhava, é claro!

Assim, em menos de dois anos, vários sonhos se tornaram realidade. O nosso, em relação à Ventania, começou logo que assumiu a Diretoria de Meio-Ambiente da prefeitura, a bióloga Juliana Rodrigues. Aliás, é bom que se faça um parêntesis aqui: a vaga de DIRETOR DE MEIO-AMBIENTE nunca havia sido ocupada antes. Ou seja, Juliana Rodrigues foi a primeira a ocupar tal cargo. É de se frisar que ela é servidora pública municipal, aprovada em concurso público e foi escolhida por seus méritos e sua experiência e conhecimento no setor. E não perguntem porque o cargo não foi ocupado antes, apesar de já existente...

Esses projetos, aliados a outros de suma importância, como o envolvimento do empresariado na luta em prol do meio-ambiente são conquistas duradouras, que, esperamos, sejam perpetuadas nas próximas gestões da Prefeitura de Miracema. Miracema hoje é considerada modelo em gestão ambiental na região, tanto que lidera, exatamente através de Juliana, vários movimentos regionais, como a implantação do Fórum de Secretários e a criação do Consórcio para implantação da Usina de Lixo da região Noroeste Fluminense.

Mesmo sob as críticas daqueles que assistem pasmos essas ações, sigamos em frente, pois, com tempo (ele sempre é o senhor da razão), cada miracemense saberá, verdadeiramente, quem está ao lado do meio-ambiente mesmo!

Nenhum comentário: