sábado, 18 de setembro de 2010

SOBRE FUTEBOL


Hoje uma notícia chama a atenção no noticiário esportivo, que leio depois de alguns dias sem conseguir chegar nessa parte do jornal. Ela diz respeito ao jogador Neymar, do Santos e da Seleção Brasileira. Uma coluna do jornal "O Globo", do caderno de esportes, afirma com todas as letras: "Contra o Ceará, por exemplo, o jogador passou os 90 minutos provocando o volante João Marcos, que o seguia em campo, dizendo que o rival não tinha onde cair morto." A mesma atitude o jogador adotou com outros times, segundo denúncias do técnico Antônio Lopes e do técnico René Simões.

O caso é gravíssimo. Sério demais. E nós já abordamos o tema aqui, quando falamos do jogador Bruno, que acabou como todo mundo sabe.

Neymar está sentindo-se acima de tudo e de todos. Um verdadeiro Deus. Isso porque ele joga muito bem e ganha bem também. Mas nada disso lhe garante o direito de humilhar outros profissionais, que, como ele, estão ali em campo, trabalhando. Imagina um diretor de uma grande empresa pedir ao "boy" que lhe entregue as correspondências e diga: "traz logo porque você não tem onde cair morto."

Imagina você subindo num prédio, dizendo ao responsável pelo controle do elevador:"me leve logo ao terceiro andar, porque você não tem onde cair morto, anda rápido." O que ele fez foi exatamente isso. Uma lástima. Merecia uma punição rigorosa, acompanhamento psicológico, afastamento dos campos, além de terapia familiar, para que os profissionais façam o papel que a família não conseguiu fazer: dar-lhe um mínimo de educação.

Mas nada disso foi feito, até porque ele é fonte de lucro. Ele rende dividendos ao Santos. Será que esse moço sabe que daqui à poucos anos ele estará fora dos campos, quem sabe administrando um empreendimento falido, capengando atrás de outros Joãos Marcos (hoje sem ter onde cair morto)? A vida profissional de um jogador de futebol tem vida curta. E grande parte desses profissionais, depois que perdem os ganhos dentro de campo, vão à falência em poucos anos.

Torço para que Neymar volte a não ter onde cair morto. E que o João Marcos conquiste um bom contrato e possa dizer ao ex-rico Neymar: continua pobre? Assim ele saberia o gosto do que é NÃO TER ONDE CAIR MORTO! Que, certamente, ele já esqueceu...

Atualizando: Leia a notícia do G1, parece que alguém do Santos leu o blog Miracema.

Um comentário:

vera disse...

Acho que às vezes as pessoas esquecem que não se leva nada pro outro mundo!