quinta-feira, 8 de julho de 2010

OS METEORITOS DE VARRE-SAI

No local da descoberta o sitiante Germano Oliveira recebe um pesquisador do Museu Nacional (foto PMVS)
Foto oficial do meteorito Varre-Sai (foto da PMVS)
Meteorito atraiu a grande imprensa para a pacata Varre-Sai, cidade que era conhecida apenas por seu festival de vinhos que acontece esse mês (foto da PMVS)

Na Casa de Cultura de Varre-Sai este blogueiro e uma réplica do meteorito levada para Varre-Sai pelo Museu Nacional

Um morador da zona rural do município de Varre-Sai encontrou no seu quintal um meteorito pesando 600 gramas, no último dia 19 de junho. O proprietário rural se chama Germano Oliveira, tem 62 anos e diz que escutou um barulho e em seguida descobriu o que achava ser apenas uma pedra. O história do meteorito se espalhou rapidamente na cidade, região e no país, atraindo gente de todo tipo.
O prefeito Everardo Ferreira com o meteorito original que ficou guardado inicialmente no cofre da prefeitura, antes de ser levado pelos pesquisadores (foto PMVS)

Pesquisadores do Estado (FAPERJ), estiveram na cidade e constataram que realmente o objeto é um meteorito. Uma pesquisadora do Museu Nacional, Maria Elizabeth Zucolotto esteve na cidade e recolheu o objeto ou parte dele, para análise e confirmação se realmente tratava-se de um meteorito, o que foi confirmado.

Depois da notícia do primeiro meteorito, um outro foi encontrado na cidade, fato que também foi confirmado como sendo meteorito. Aliás, a previsão de que outros seriam encontrados já havia sido feita pelos pesquisadores que visitaram a cidade. Segundo eles, o meteorito de 600 gramas faz parte de uma pedra maior, que deveria pesar cerca de 20 kg.

O Museu Nacional está promovendo, em Varre-Sai, uma pequena exposição reunindo outros meteoritos encontrados no Brasil. Tal exposição vem atraindo pessoas de todo o Brasil. Segundo o livro de visitas da prefeitura, cerca de 600 pessoas já conheceram o meteorito Varre-Sai. O registro do nome "Varre-Sai" está nas mãos agora do Museu Nacional e já foi solicitado pelo prefeito Everardo de Oliveira Ferreira.

O meteorito e um aparelho celular, comparando o tamanho

A última vez que caiu um meteorito no Brasil foi há 19 anos atrás, já no Estado do Rio, o fato não acontece há 141 anos. No Brasil, o Museu Nacional já registrou a queda de 58 meteoritos.

O lado negativo da história é a corrida para a compra do meteorito. Segundo informações de fontes ligadas à prefeitura, um indivíduo de origem espanhola esteve em Varre-Sai e tentou comprar a pedra, pelo valor de R$ 1 mil. O que não foi aceito pelo ruralista que encontrou o meteorito. O estrangeiro teria sido preso pela Polícia Federal ao tentar embarcar no Rio de Janeiro, fato que não foi confirmado oficialmente, com partes do meteorito que teriam sido encontradas por um menor não identificado. Outras fontes, também não confirmadas pela prefeitura, dizem que uma das pesquisadoras que estiveram em Varre-Sai, teria oferecido R$ 2 mil pelo meteorito.

Por enquanto, uma réplica da peça encontra-se na Casa de Cultura de Varre-Sai e pode ser conhecida por quem visitar a cidade. O original está sendo estudado por pesquisadores brasileiros. Aliás, esse mês tem Festival do Vinho em Varre-Sai, no próximo dia 25 de julho e será uma ótima oportunidade para visitar a cidade e conhecer os objetos que caíram lá. (publicaremos mais votos nos próximos dias)

3 comentários:

Thaís Bereta -campos,rj- disse...

Olá.
O nome do pesquisador do Museu Nacional, que aparece na 1a. foto, é Marcelo Oliveira. Ele é professor no Instituto Federal Fluminense (antigo Cefet), em Campos, onde ele também participa do Observatório, que funciona na escola.

Anônimo disse...

ola eu sou welton bernardo gomeseu achei um tanbem um meteorito eu esta trabalhando ai eu vir uma coisa caindo do seu ai eu fui lar olhar quando eu cheque perto tinha um buraco onde ele caio ele caio perto de um lageiro bom eu sou welton bernardo gomes moro em barragem leste municipeo de deumiro golveia meu numero de telefone e 7591534165 minprocure se vcs estiverem em teresado mo no numero 47 na rua anterno cerpa obrigado

Unknown disse...

ola sou lendro e eu estou com um metoorito de 18 a 21 kl queria saber si vcs esta intereçado a comprar ele tl 01122676124